06 outubro, 2007

Dialectos da Ternura!

Olá a todos!
Começo por agradecer a todos os nossos ilustres leitores todas as visitas que têm feito ao longo da vida deste "coiso", fazendo com que o roteiro511 tenha passado a barreira dos 1000 visitantes.
Vamos lá então ao que interessa.........

É tão lindo o amor, é tão lindo o desgosto de amor, é tão linda a amizade, a vida é tão linda! Mas o que seria desta mesma vida se não existisse a Internet? Deixava de ser possível para nós comuns mortais expressarmos os nossos sentimentos!
Este meio de comunicação veio facilitar muito as nossas vidas, porque assim é possível dizermos à nossa respectiva cara metade que gostamos muito dela e que não podemos viver sem a sua companhia. Basta para isso utilizar o nosso amigo hi5. Este site para além de servir para senhores de meia-idade poderem arregalar a vista com meninas dispostas a mostrarem os seus atributos físicos numas fotografias tiradas nas férias na praia de mira, também serve para mostrar os nossos sentimentos mais puros e verdadeiros!
E esta forma tem a regalia de toda a gente poder ver que nós gostamos muito dessa pessoa, o que torna o sentimento muito mais verdadeiro. Eu até acho que dizê-lo pessoalmente só conta se num prazo de 15dias úteis se fizer um comentário no hi5 da respectiva pessoa. Quantos mais melhor e mais valor tem.
Obviamente que este tema necessitou de uma pesquisa muito aprofundada e seria, por isso vou dar alguns exemplos de amor bonito e jeitosinho:
- "Ola more lindo! Estou a adorar tar este tempo todo ctg, dormir coladinho a ti ;D Amo-te muito xuxuzinho! "
- "ó amori por vezes até fico sem palavras pra descrever td o q sinto por ti...não sei s falo em portugues, s falo em francês...mas sei t dizer q é mt forte!!!"
- "És linda por fora e por dentro...espero q esteja td bom ctg!!E eu já tenho mtas saudadinhas tuas;) Beijinhos...mtos "
- "a mim n me curtes, oh boi! xD abraço mano"

Isto é só uma pequena amostra daquilo que por ai anda à solta... Até dou um conselho a todas as pessoas curiosas, vejam o que por ai se diz porque se aprende muito!
Existe também um local muito engraçado para mostrar sentimentos, bitaites e coisas afins, que é na mensagem pessoal no messenger. Eu às vezes até passo algum tempo a tentar decifrar as frases que por ali se escrevem, muitas vezes acabo por ter de perguntar o porquê dessa mesma frase para esclarecer a minha curiosidade! Esse bitaite pode ser dirigido a alguém especifico mas de forma indirecta, e claro também serve para expressar sentimentos, o que mais uma vez facilita as coisas, servindo tanto para falar bem como falar mal, o que faz com que esta opção do messenger seja completamente indespensavel na vida de um jovem!

P.S.: Ao fazer esta pesquisa deparei-me com um grande problema que é perceber o dialecto usado por alguns cibernautas para expressarem os seus sentimentos! Até acho que se o Mirandês é considerado uma língua oficial, porque não considerar o dialecto usado na Internet como uma língua oficial portuguesa! Assim facilitava a compreensão de algumas palavras porque poderíamos utilizar um dicionário... Deixo essa sugestão!

7 comentários:

Melanie disse...

Dialectos?! Ofensas à lingua portuguesa!! Usar de vez enquando tudo bem, mas daí a ver por todo o lado isso escrito é muito mau. Já para não falar da falta de cultura das pessoas em escrever naquilo que é de todos como por exemplo monumentos! Isso e usar palavras estrangeiras misturadas no que resta do português! Não gosto e acho ridiculo, e quando ouço as tais palavras de ternura, só me dá vontade de "rir a bandeiras despregadas"! É esta a minha opinião. Portem-se!

Shoina disse...

Boa noite!
Em primeiro lugar, passo a dar os parabéns ao Luís por este coiso.
Vou começar pelo final, que fala sobre esta falta de respeito pela língua portuguesa. Ainda se diz que analfabeto é quem não sabe ler nem escrever... Na minha opinião é muito mais analfabeto aquele que acha que sabe escrever, mas no final da história lhes sai uns palavrões, ou palavrinhas, aliás eu diria mesmo um conjunto de letras em locais descabidos, que ninguém entende... Dava jeito o dicionário:P
A internet é realmente um meio de comunicação muito útil, mas ao mesmo tempo usada para fins, na minha opinião, descabidos...
Ora vejamos, o que é que me interessa a mim que a vizinha ali da esquina esteja apaixonada pelo filho do padeiro???? Declarações são para ser feitas a dois, quando muito na presença daqueles que nos são mais próximos(na minha opinião nem isso, mas pronto...), e não é com palavras, é com actos... Eu sei que umas palavrinhas bonitas de vez em quando sabem bem, mas de que nos servem se depois se chega há pratica e se vê que eram tudo frases feitas?

PS: Passem a demonstrar sentimentos, e deixem de os tentar escrever, eles não dão para passar para o papel, ou melhor, para umas páginas de Internet...

Luís Lourenço disse...

Começo por agradecer as vossas visitas... A verdade é que eu adoro decifrar estes dialectos e observar o estilo de vida desses jovens que por ai andam! Eu faço um enorme esforço para perceber a necessidade que hoje em dia se tem pra expressar sentimentos publicamente...mas "curajosamente" atras de um monitor... É aquilo que eu digo: só deve contar se for dito online!
É a juventude que temos, e esta mesma juventude vai criticar a proxima juventude! Sempre foi assim e sempre será!
Por isso só nos resta habituarmo-nos a ouvir na rua estes estranhos dialectos que com ternura ou com falta dela, são os dialectos que por ai andam!

-- Ana -- disse...

realmente... que língua é essa?!?!? eu tenho dois amigos professores de português que se passavam se vissem essas coisas... enfim... "geração morangos com açucar" no seu melhor... ou no seu pior...
bj

Anónimo disse...

pois.. eu tb axo mt engraçado isso de expor os sentimentos na net..deve ser pq so assim é q conta.. qd s gosta é pk toda a gente tem de saber, qd s passa alguma coisa de mal é para toda a gente poder dizer "oh tadinho(a)"..mas pronto.. eu axo q tudo s resume a uma coisa..pitices..

_MarDanS_ disse...

É que sabem, é muito mais importante falar e escrever pela net, já que adianta mais socialmente que cara a cara. Timidez, vergonha?

Luís Lourenço disse...

Não percebi este ultimo comentario...